16 de mai. de 2012

Como são brincalhões os Deuses do Futebol


Qual o time goiano está entre a elite do futebol brasileiro? Esta é uma pergunta que tem me intrigado desde o início deste campeonato goiano. E com o resultado final do último domingo, passou a confirmar minhas suspeitas. Para respondê-la, precisamos analisar uma série de fatores a respeito dos times goianos. À primeira vista, parece uma resposta fácil. Afinal, se analisarmos os dados objetivamente, o Atlético-GO é o time que está na primeira divisão do campeonato Brasileiro, liga esportiva mais importante de nosso país. Portanto, seria fácil dizer que ele é o time goiano mais importante da atualidade. Mas então porque esta "superioridade" não se refletiu no goianão?


As campanhas de Goiás e Atlético-GO neste campeonato demonstram que as coisas não são tão simples. O Atlético-GO fez uma ótima campanha, não podemos negar. Classificou-se em segundo lugar para as fases finais, com 10 pontos de diferença para o terceiro colocado, aplicou a maior goleada do campeonato, nada menos que 8 x 0 em cima do CRAC e chegou à decisão do estadual. OK, não era de se esperar menos de um time que está entre os 20 melhores clubes do futebol brasileiro.


Mas seu rival direto na final fez mais do que isto. Classificou-se em primeiro para as finais, teve o duelo teoricamente mais difícil contra seu arqui-rival, o Vila Nova-GO, e se sagrou campeão. E o melhor de tudo: em todo o campeonato, não perdeu sequer um jogo contra o time da elite do futebol goiano. Foram 04 jogos, 2 vitórias do Goiás e 2 empates. O Goiás demonstrou ser o time mais equilibrado, de melhor elenco, melhor treinador e isto tudo se refletiu dentro de campo com uma superioridade incontestada diante dos outros clubes, inclusive do seu rival na decisão, o Atlético-GO. E basta lembrar que o Goiás está apenas na segunda divisão do campeonato brasileiro já pelo segundo ano consecutivo.


Pois agora retorno à pergunta inicial. Quem é o time goiano da elite do futebol brasileiro? Historicamente o Goiás sempre foi a primeira força do estado, seguido de longe pelo Vila Nova. Ultimamente a revitalização do clube atleticano deu resultados, mas que ainda parecem pequenos diante da força do clube esmeraldino. Longe de querer fazer provocações e analisando realisticamente, o Goiás é o time de melhor estrutura e melhor desempenho no ano até aqui. Mas está na série B. Em compensação, o Atlético-GO é o candidato goiano entre a elite do futebol brasileiro, mas não conseguiu superar seu rival dentro de campo até aqui. 

E a resposta da pergunta? Esta eu devolvo pra vocês, mas pelo exposto até aqui fica claro que não será uma resposta fácil. Torcidas a parte, o fato é que algumas vezes o velho chavão do "futebol é uma caixinha de surpresas" parece fazer sentido. Ou, como eu sempre gosto de dizer, como são brincalhões estes deuses do futebol!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...