2 de fev. de 2012

As Religiões Afro-Brasileiras e a TV

Hoje é um dia importante para as religiões afro-brasileiras. O Dia de Iemanjá que tradicionalmente é comemorado na data de hoje, dia 02 de fevereiro. O Orixá africano, cultuado nas religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, está vinculada aos oceanos e mares, por isto é comum vários fiéis levarem oferendas a ela e jogarem no mar. Este dia, reconhecido hoje não só por aqueles que cultuam este Orixá, mas consolidado no imaginário do povo brasileiro já é uma conquista diante das perseguições e opressões que sempre sofreram os membros destas religiões.




Ainda hoje o preconceito existente contra as religiões afro é grande, alimentados pelos discursos de certas denominações evangélicas que infelizmente vinculam uma visão negativa à tudo que se relaciona a estas religiões. Um exemplo marcante são os contantes ataques promovidos pela Igreja Universal através de seus programas na TV Record. Tais ataques chegam a tal ponto que entidades ligadas ao movimento negro e das religiões afro entraram na justiça pedindo um direito de resposta aos ataques sofridos, que deveria ser veiculado na programação da TV. O programa chegou a ser produzido, mas não foi veiculado na programação pois a TV recorreu da sentença e conseguiu liminar suspendendo a exibição do programa. O caso ainda será julgado pelo tribunal superior de justiça, mas tudo indica que a TV conseguirá barrar a exibição do programa. 




Mas o simples fato de haver problemas judiciais deste tipo já serviu para alertar aos membros desta TV de que eles não podem simplesmente perseguir e atacar outras denominações religiosas e continuar por isto mesmo. Os efeitos disto já foram sentidos, e ultimamente os ataques recrudesceram e estão mais camuflados agora, não menos abertamente. E o programa que foi gravado e que circula na internet e nas redes sociais também serve de aprendizado para quem pouco conhece estas religiões conhecê-las de perto e assim ver que não são nada daquilo que pintam os evangélicos. Acima você confere o programa na íntegra e pode tirar suas próprias conclusões. E que Iemanjá continue protegendo e abençoando a todos nós.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...