20 de jan. de 2010

Bluescolores

Na imensa trama de ritmos e sons de nosso país, eis que encontro duas bandas que ousam ir além de tudo o que já escutamos por estas paragens, provando que a mistura de influências diversificadas com certeza é o caminho deste terceiro milênio. Encontrei as duas bandas divulgando seus materiais pela internet, outra coisa em comum, duas pérolas que merecem ser comentadas.

A primeira das bandas faz um estilo clássico, misturando a gaita e as guitarras do Blues com a viola e o cavaquinho, resultando num som autêntico e original. A banda Abluesados, formada em Goiânia, lançou em 2007 seu primeiro álbum auto-intitulado. No CD, percebemos que o grande lance da banda realmente é apostar nas misturas. Com músicas que variam do Blues mais acelerado com baladas mais suingadas, o álbum se transforma numa aula de como fazer o bom e velho Blues sem soar datado, inserindo variações rítimicas antes impensadas, misturando sons de viola, cavaquinho, samba, baião e vários outros ritmos brasileiros.


É o caso por exemplo da música Cavaqueando Son House e da excelente Viola Pactuada, que termina com um show de baião, além de ter uma letra muito legal, contando a lenda de um violeiro que encontra com o tinhoso. Aliás, este é outro ponto alto da banda, suas letras, cantadas em português, que mostram e refletem fatos de nossa vida cotidiana, além de falar do amor, de dinheiro, de música, entre outros assuntos. Tem até uma homenagem pro Agnaldo, dono do falecido bar Alternativo, bar que ficou famoso por abrir espaço para as bandas alternativas goianienses e se foi durante muito tempo o point da galera alternativa da cidade. O mais legal da banda é que o CD inteiro está disponível para download na internet, incusive com o encarte completo do álbum, basta clicar neste link.

Outra banda que disponibilizou parte das músicas de seu segundo álbum na rede foram os caras dos Sapatos Bicolores. Após o lançamento de seu primeiro CD em 2007, intitulado Clube Quente dos Sapatos Bicolores, os caras vem agora com o excelente Quando o Tesão Bater. O estilo aqui é o Rockabilly anos 60-70, no melhor estilo Elvis Presley, Beattles e outros grande clássicos da época. Mas em nenhum momento o som dos caras soa datado ou antigo, pelo contrário, os caras fazem um Rock'N Roll bem entrosado e com um feeling espantoso, além de letras muito criativas e divertidas.

Como o próprio nome do álbum e das músicas dizem, cantadas todas em português, os caras falam muito de sexo, mulheres, mas sem soar vulgar, de uma forma sempre poética e divertida. A musicalidade dos caras é de impressionar, misturando riffs bem anos 70 com uma cozinha poderosa e os famosos backing vocals estilo "uhhhh uhh uhhh" que dão uma tonalidade bem retrô às músicas. E assim, com bom humor e ótimas músicas, os Sapatos Bicolores vão tomando conta da gente e é difícil parar de ouvi-los. Embora não tenha ouvido todas as músicas dos caras só as que estão disponíveis na página da banda, mas dá pra sacar que eles tem um potencial e tanto.

Enfim, após ouvir estas duas pérolas musicais disponíveis na internet, fico me perguntando no número de ótimas bandas perdidas neste país, com suas propostas musicais inovadoras, prontas para estourar no cenário nacional. Fico pensando como somos um país de sorte por termos tantos talentos por aqui, e tanta diversidade musical e sonora. É só procurar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...