3 de ago. de 2009

Zeca Baleiro - PetShopMundoCão

Zeca Baleiro sempre foi pra mim um dos artistas mais criativos e originais de nossa época. Com sua mistura de samba, rock, rap e música eletrônica, sem a necessidade de ter um estilo próprio, ele consegue mesmo assim criar uma identidade única. Aqui temos mais um trabalho onde imperam as influências de música eletrônica e samba, flertando ainda com o rock e o rap, utilizando dos mais diversos instrumentos, como metais (flauta, sax, trumpete), violinos, corais, cantos gregorianos, beat box, tudo isto aliado às excelentes letras fazem deste o melhor trabalho que o compositor já fez.


Com letras como "Minha tribo sou eu", onde ele tenta fugir dos rótulos em um samba com levada tecno; "Eu despedi o meu patrão", que acho que pode ser considerado o maior hino dos malandros desde "Sossego" do Tim Maia; "Telegrama" e "Um filho e Um Cachorro", duas baladas ótimas bem no estilo do Líricas; fica difícil destacar alguma música ou letra, já que todas tem seu charme se ouvidas com atenção. De início estas que eu citei são as que chamam mais a atenção, mas depois você vai percebendo as outras e fica difícil não querer ouvir o CD do início ao fim. As participações ilustres estão menores desta vez, ficam restritas aos instrumentistas. No quesito vocal, a única mais assim é a de Elba Ramalho na música "Drumembêis". Já em "As meninas dos Jardins" e "Mundo Cão" temos a presença marcante do Rap que só Zeca Baleiro sabe misturar às suas canções, mistura esta que já deu certo em "Piercing", e mais uma vez o compositor acerta em cheio.

Pra terminar o cantor mostra suas raízes africanas com duas canções que lembram os terreiros de umbanda: "Filho da Véia" e "A Serpente (Outra Lenda)", dois sambas de terreiro bem legais. Vale ressaltar o trabalho gráfico do CD, que vem com uma embalagem de luxo, e ainda traz um livro onde o cantor escreve sobre o processo de confecção deste trabalho, as participações especiais e traz muitas fotos legais.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...